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Urgente! Medidas a serem tomadas agora em sua empresa, Vírus Chinês!

A crise do vírus chinês, atingiu uma "fase crítica" onde os sistemas de saúde pública precisam agir de maneira assertiva para conter o alastramento em novos epicentros fora da China.
É claro que a maior ênfase está e deve ser em conter e mitigar a doença propriamente dita. No entanto, os impactos econômicos também são relevantes, e muitas empresas estão tentando entender, reagir e aprender as lições com o desenrolar dos fatos.

Conheça algumas medidas que você pode tomar durante esse tempo de crise para não quebrar ou desvalorizar seu negócio.

O ramo de padaria, restaurantes e confeitaria, como todo o setor de alimentação, já está sendo impactado pelos cuidados e receios relacionados ao vírus chinês. Empreendedores que têm estabelecimento físico ou fazem venda de forma ambulante poderão sentir os efeitos de maneira mais expressiva, mas aqueles que atuam por encomenda também poderão perceber dificuldades e necessidades de adaptação.
As dicas a seguir visam garantir a segurança e qualidade do produto, bem como contribuir para que seu negócio se sustente nesse período de crise.

Cuidados com a saúde

Esteja atento à sua saúde e das pessoas ao seu redor, seja sua família, fornecedores ou clientes. Respeite as distâncias e oriente a todos sobre as cautelas necessárias. Muitos estabelecimentos são formados por empreendedores que trabalham sozinhos, ou que contam com poucos auxiliares. É fundamental que você ou seu colaborador se afaste totalmente da produção caso haja suspeita da doença ou de contato com doentes, ainda que a princípio pareça uma leve gripe. Monitore a temperatura corporal não deixe de ter um termômetro clínico nesse momento, e esteja atento a tosse seca, febre e falta de ar.

Cuidados com a produção 


Todo estabelecimento de alimentação deve cumprir as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e manipulação de alimentos. No cenário atual, as BPFs devem serevistas e implementadas por completo, caso haja falhas de operação, conforme estabelece a RDC ANVISA nº 216/04. A RDC deve ser lida e compreendida, destacando-se que os responsáveis pela manipulação devem ter conhecimentos sobre contaminantes alimentares, doenças transmitidas por alimentos, manipulação higiênica dos alimentos e boas práticas. Um exemplo de cuidados é a redução de microrganismos presentes na pele em níveis seguros, durante a lavagem das mãos com sabonete antisséptico ou por uso de agente antisséptico (como o álcool 70%) após a lavagem e secagem das mãos. Luvas e máscaras também podem ser aliadas, mas devem ser substituídas com frequência.
Exija uniformes sempre limpos e bem passados dos seus colaboradores. Nada de pelos no rosto, nada de maquiagem no caso das meninas. Evite também utensílios que possam aglomerar bactérias como pulseiras, cordões, aneis, brincos etc.

Cuidados com o cliente 


Muita atenção às recomendações de órgãos públicos sobre as regras de funcionamento nessa fase. Isso pode incluir desde a diminuição de número de mesas para redução forçada do número de clientes por vez e maior espaçamento entre eles, até o fechamento do atendimento presencialSe trabalha com venda ambulante, o cuidado deve ser ampliado, bem como a atenção para as regras e autorizações de funcionamentoDeve ser interrompida venda de alimentos que tenham contato direto com um ambiente mais aberto, e pode ser relevante repensar o modelo de negócio nesse momento. Uma dica é trabalhar mais sob encomenda, evitando contato direto com muitos clientes, sempre higienizando as mãos, os equipamentos e utensílios.

Comunique ao cliente (o que muitas vezes acontece por aplicativos de comunicação e redes sociais) que seu negócio está adotando todas as medidas cabíveis que prezam pela segurança e qualidade do seu produto, de maneira correta e transparente. Atente-se para que todos os seus fornecedores e prestadores de serviço (como entregadores) também tenham todo o cuidado necessário com o vírus chinês.

Cuidados financeiros 


O momento pede que empreendedores revejam seus gastos e cuidem do controle do fluxo de caixa. Repensexpectativas de vendas, evitando compras desnecessárias, inclusive para o período da Páscoa. Se trabalha com encomenda, peça mais prazo de produção para seu cliente, se necessário. Se tem contas em aberto com fornecedores, renegocie prazos de pagamentos. 
Reduza sua oferta (mix) de produtos, trabalhando apenas com aqueles que garantem boa margem de lucro e/ou, o que tem maior giro nas prateleiras. Diminua os sabores dos produtos, priorizando os sabores que mais vendem.
Priorize liquidar o estoque acumulado e não fazer compras arriscadas. A hora é de apertar os cintos, pois já existem sinais de dificuldades de venda. Nesse sentido, é relevante também que os empreendedores fiquem atentos às linhas de financiamento que estão sendo negociadas e, em alguns casos, disponibilizadas para empresas impactadas pela pandemia.
É hora de diminuir os custos, o Governo federal adiou o pagamento do Simples para pequenas empresas – isso já pode dar uma folga nos próximos três meses. Além disso, também já permitiu que as empresas cortem a jornada e o salário dos empregados pela metade.
Em tempos de baixa arrecadação, a primeira medida é reduzir os custos diminuir a conta de energia, reduzir o horário de atendimento e funcionamento da empresa, demitir os medalhões
...é sabido que um funcionário bom, com conhecimento amplo e diferenciado, tem um valor de mercado acima dos demais. Porém em tempos de pandemia global e crise sistêmica, não é hora de apostar em excelência.
Focalize na sobrevivência de sua empresa nesse momento, a hora é de cortar custos. Em um possível período de melhora futura, invista em excelência. Seja para destacar-se e/ou tornar-se competitivo no mercado novamente. 
Se você trabalhava no escritório de sua empresa, enquanto seu gerente fazia a parte pesada, tá na hora também de repensar isso, se quer manter sua empresa viva nesse tempo de escuridão, trabalhe mais. Se for possível demitir seu gerente nesse momento, também cortará custo.
Sei que estou sendo bem franco e direto, porém a realidade está sendo mais dura que minhas palavras pra muitas empresas, e muitos negócios vão falir se não tomarem medidas drásticas. 
Não se iluda achando que torrar o fundo emergencial da empresa, para preservar tudo como está, é o melhor caminho. Seu caixa não está como antes. Então, não prejudique sua empresa, se quer mantê-la viva.

Antecipe férias. Sem conseguir produzir, e também para evitar o contágio entre os empregados, empresas estão antecipando férias, dando férias coletivas aos trabalhadores etc. Ultilize banco de horas, sei lá. Faça alguma coisa, tem poder quem age.

Reinvente-se


Abra canais de vendas online 

Desde que, respeitados os critérios de higiene e de controle do vírus chinês, empresas podem seguir entregando seus produtos aos clientes por meio do sistema de delivery e mantendo as vendas por Facebook, Instagram e WhatsApp.
Arrume bicicletas e entregadores.

Faça promoções 

Num período de baixo consumo, as pessoas podem aproveitar para fazer promoções e vender os produtos que já estão há algum tempo na prateleira.

Mantenha contato com os clientes 

Profissionais que vendem serviços, e não produtos, também podem utilizar as redes sociais para manter os contados com os clientes. Peça um feedback sobre a entrega e sobre a qualidade do produto, envolva seu cliente e fidelize-o.


Texto de Isaac Pessanha





Em tempos de crise política e desaceleração da economia, devemos olhar para frente!!!
Firmes e fortes no propósito que temos para nosso negócio, meta ou sonho de vida!!!
Não é essa a hora da rescessão, da retração, de baixar a guarda e aceitar isso..
NÃO!!!
Siga em frente!!!!
Sê você travar tudo e se esconder, encarnando a "crise", vai trazer a si próprio, problemas e complicações verdadeiras, que farão você realmente entrar em crise!
Aplique métodos no seu negócio que te levaram contrário a isso tudo!
Aplique fórmulas que lhe ajudaram a crescer em meio a isso tudo!

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